sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Quais materiais podem ser Sublimados?

A Sublimação pode ser realizada em uma gama muito grande de produtos, desde tecidos até cerâmica, madeira, vidro e objetos metálicos, entre outros. Porém todo material submetido a este processo, para fixar com qualidade a estampa, precisa receber um tratamento adequado.


De forma geral, os tecidos de fibras sintéticas - poliéster e poliamida - aceitam bem o processo de Sublimação. Quanto mais poliéster existir no tecido, melhor será a qualidade da estampa. 

Para uma boa qualidade de estampa recomenda-se um mínimo de 75% de poliéster na composição do tecido, assim, tecidos como o tecido sintético (100% poliéster), microfibra, tactel, e tecidos considerados "malhas frias" (PV) aceitam muito bem a sublimação. Por outro lado, tecidos como algodão ou seda não aceitam a tinta sublimática a menos que sejam anteriormente tratados com um verniz apropriado ou se utilizarmos um papel especial do qual trataremos em outro post.

Os outros materiais como cerâmica, metais, vidros, madeira, etc, devem ser resistentes à temperatura média de 200°C e, ainda, receber previamente um tratamento com resina de poliéster, sendo esta camada a responsável por permitir a aderência da estampa.

Um comentário:

  1. onde encontro resina de poliester para fazer sublimação nestas peças que você falou (ceramica, metais, vidros etc)?

    ResponderExcluir