sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Afinal, o que é Sublimação em tecidos?


Poderíamos buscar explicações químicas complexas e elaboradas, porém vamos recorrer às nossas aulas de Ciências e relembrar um conceito bem simples: "Mudanças de Estado Físico da Matéria" (condensação, solidificação, liquefação e sublimação). Neste caso, nosso interesse está focado na SUBLIMAÇÃO que consiste na mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem haver a passagem pela fase líquida. Um exemplo bem comum em nosso dia a dia é a Naftalina, que evapora-se diretamente de seu estado sólido.

O processo para confecção de Foto Produtos através de estampas sublimáticas é exatamente este. Na sublimação em tecidos ou outro material qualquer específico para este fim, uma tinta (a base de água e corantes específicos) é impressa em um papel especial e colocada em contato com a superfície a receber a estampa e, então, a tinta que está no estado sólido, através de calor e pressão, evapora e penetra nas fibras da superfície.

Esta figura do Portal da Sublimação nos auxilia a entender o processo:


A tinta sublimática, quando exposta a altas temperaturas, é ativada e transforma-se em gás que, se estiver em contato com alguma superfície que o absorva, penetra nas fibras do substrato, voltando ao estado sólido, tingindo-o de forma permanente.

Para a realização deste processo faz-se necessário:
  • Impressora com tinta sublimática;
  • Papel especial para sublimação ou Papel Sulfite;
  • Prensa térmica para ativar a tinta;
  • Objeto preparado para absorver a tinta - Foto Produto

Link para o vetor utilizado na arte publicada - aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário