quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Nuvem de Palavras

Um trabalho muito legal e que produz peças super estilosas e únicas são as nuvens de palavras. Uma nuvem de palavras consiste em uma representação visual das palavras de um determinado texto. Fazer manualmente estas nuvens até é possível, porém, exigirá um imenso trabalho e muito tempo de edição. Para agilizar o trabalho vou sugerir alguns sites que oferecem uma ferramenta online que fará o trabalho em poucos segundos. Alguns oferecem mais recursos de formatação e personalização, outros são mais simples e diretos, mas todos muito úteis, conforme a nossa necessidade.


O Tagxedo é uma das ferramentas que mais aprecio, pois é bastante intuitiva na sua utilização e permite personalizar fontes, direção do texto, cores, formato das nuvens e ainda optar entre preenchimento interno ou externo. Além de tudo isso, podemos carregar nossas próprias fontes ou escolher o formato do texto através da inserção de uma figura.


Exemplos de uma pequena parcela daquilo que podemos criar


E depois de tudo pronto, é possível compartilhar diretamente no Twitter, no Facebook ou ainda criar, a partir da própria ferramenta, mockups de camiseta, moletom, caneca, body, avental, sacola, entre outras opções.


Para começar basta clicar no botão "create" e pronto ... é só começar a personalização. (obs: é necessário ter instalado no PC o Silverlight da Microsoft para que a ferramenta funcione adequadamente).
Video tutorial feito pelo Reginaldo Martins, parceiro de nosso Blog, que mostra como explorar esta ferramenta .





O Tagul é muito semelhante ao Taxgedo em suas opções de formatação. Excelente ferramenta. A principal vantagem reside em gerar a nuvem de palavras a partir de formas personalizadas. Também é possível criar formas a partir de um endereço web, de um texto criado em algum editor de textos, eliminando ou adicionando palavras desejadas. Nesta ferramenta também é possível configurar tipo de fonte, fundo, cores, forma gráfica, etc.
A utilização deste serviço requer a instalação do Adobe Flash Player no PC.

Wordle

O Wordle é, provavelmente, a mais popular ferramente de criação de nuvens de palavras. Porém, eu o considero bastante defasado em relação aos dois já apresentados aqui. As opções de personalização são bem mais restritas. Esta ferramenta foi desenvolvida em Java e requer a instalação deste software no PC. Não requer qualquer registro para ser utilizado.

TagCrowd

De todas as ferramentas já apresentadas aqui, a TagCrowd é a mais simples e que oferece menor possibilidade de personalização. Nela as palavras são processadas a partir de um endereço web ou um texto, não sendo possível optar por cor ou formato da nuvem. Ao final, é possível guardar a criação em formato .pdf.


4 comentários:

  1. Eu adorei o seu site Verônica, você e o Reginaldo são maravilhosos !!!!
    Adorei tudo, estou lendo aos poucos todos os tópicos
    Vocês são pessoas que realmente gostam do que fazem, que Deus os abençoe, que os seus objetivos possam ser alcançados, muito sucesso !!!

    ResponderExcluir
  2. Amei o vídeo! Muito bem explicado parabéns...

    ResponderExcluir