domingo, 16 de novembro de 2014

Quer entrar no negócio de Sublimação? Responda 3 perguntas!


Diariamente vejo nos grupos dos quais sou membro pessoas dizendo que estão entrando no mercado de sublimação e perguntando o que é necessário para começar seu próprio negócio. Poucos, pouquíssimos, elaboram algum Plano de Negócio, a grande maioria tem muito mais um sonho do que um plano. Antes de dar o primeiro em busca de um negócio bem sucedido, sugiro que sejam respondidas 3 questões:

1. O que exatamente você pretende produzir? Vai começar com camisas sublimadas, produzir canecas ou pretende trabalhar com brindes? Ou sua ideia é oferecer uma boa linha de produtos? Caso essa última hipótese seja a sua opção, é interessante se especializar em um produto específico, qual será ele? Seja o que for, você deve ter muito claro o(s) tipo(s) de objeto(s) que pretende produzir, pois apenas ter como resposta a esta pergunta "itens de sublimação", não é suficiente para dar o primeiro passo nesse negócio. Por que? Vamos a segunda questão:

2. Para quem vender? o "público em geral" não é uma responda razoável. Quem vai ser o foco de suas vendas? Você pretende vender a lojas ou a igrejas, escolas e empresas ou, então, diretamente a pessoas? Você pretende trabalhar em parceria com fotógrafos? Com lojas de animais? Ou você já tem um negócio de silk e pretende expandir sua empresa incluindo a venda de produtos sublimados?

3. Como? Esta penso ser a pergunta mais importante de todas. O que você pretende fazer para atingir seu público potencial? Vai abrir uma loja? Se a responda é positiva, como as pessoas vão chegar até seu ponto? Ou você pretende vender exclusivamente pela internet? Se sim, como o público irá encontrá-lo? Talvez sua intenção seja vender para festas, formaturas, universidades. Então, como você pretende chegar neste seu cliente? Descobrir quem são seus clientes é um ponto essencial no negócio.

Estas 3 questões são bastante simples, porém podem indicar o momento que você está pronto para começar seu negócio, bem como orientar quanto ao tipo de equipamento que você irá precisar. Se você pretende focar em camisas, é interessante ter uma prensa maior tipo 40x60 e uma impressora A3, porém se deseja oferecer uma gama de produtos, uma pensa 6 em 1 ou 8 em 1 e uma impressora A4 podem ser um bom começo.
E nunca esqueça - fazer um produto de qualidade e manter um atendimento diferenciado é a chave do sucesso de qualquer negócio. E planejamento ... tenha claro o foco do seu negócio e não faça nada antes de criar um plano para otimizar o alcance de seu objetivo.

Aproveito a oportunidade para deixar a sugestão de um link do Sebrae onde podemos estudar um pouco sobre planejamento. Clique aqui.

2 comentários: