domingo, 19 de outubro de 2014

Socorro, minha impressora entupiu!

Um dos problemas que trás mais dor de cabeça para quem trabalha com impressão é o entupimento das cabeças da impressora. Até mesmo impressoras novinhas podem apresentar este problema, por um motivo ou outro.
Pesquisando sobre o assunto encontrei um artigo muito interessante no site Tudo sobre Impressão que aponta alguns motivos pelos quais as cabeças de impressão entopem, vou compartilhar com vocês:

  • A temperatura do ambiente não é adequada – ela deve estar entre 20 e 40 graus.
  • O ambiente tem umidade excessiva ou não tem umidade suficiente – a umidade relativa do ar deve estar entre 20 e 80%, idealmente em 40% mas isso parece variar de um local para outro.
  • A tinta não é de boa qualidade ou não tem uma boa formulação – esta é a causa mais comum. Evite comprar tintas muito baratas ou de marcas desconhecidas para reduzir as suas chances de problemas.
  • A impressora não está sendo usada com frequência – o ideal é usá-la pelo menos uma vez por semana.
  • Você está usando tinta pigmentada ou sublimática – estas tintas tendem a causar mais entupimentos. Mas para certas atividades, como imprimir transfers, não há outra opção.
  • A impressora já não está mais em condições de operar – ela pode durar alguns anos, mas não vai durar pra sempre. Note também que a vida útil está diretamente relacionada ao volume de trabalho enviado para a impressora – quanto mais se imprime, menos ela tende a durar.
  • O nível de tinta no reservatório do bulk ink está baixo – isso pode causar problemas de pressurização, dificultando a entrada da tinta. Lembre-se que a tinta entra nos cartuchos com a ajuda da gravidade e da pressão atmosférica.
  • O reservatório do bulk ink está desnivelado – ele deve estar posicionado sobre a mesa e na mesma altura da impressora.
  • O sistema de bulk ink, incluindo os cartuchos, está de alguma forma desgastado – para ter certeza, substitua todo o conjunto por um novo.
  • O sistema de bulk ink está despressurizado – para resolver isto você deve retirar os cartuchos, colocar mais tinta e puxá-la através do bico de saída usando uma seringa.


  • Outra dica muito importante eu encontrei no site Ninja da Sublimação: "NUNCA" misturar tinta sublimática de qualquer forma que for. Ou seja, a impressora "nasceu com uma tinta, deve morrer com aquela tinta". Isso com certeza irá diminuir imensamente os problemas com entupimento.
    Caso seja absolutamente necessário realizar a troca de tinta na mesma impressora, faça toda a limpeza do bulk com um líquido de limpeza (Cleaner) e somente depois coloque a nova tinta, logo após, faça pelo menos 3 vezes consecutivas a limpeza pelo programa da impressora para ter certeza que a impressora puxou a nova tinta.
    Um pecado muito comum é colocar uma cor de um fabricante e outra de cor de outro fabricante, resultado: as cores poderão sair totalmente destorcidas. Isso acontece porque os fabricantes fazem as cores com certa harmonia entre si que, juntas, formarão a imagem final.

    E para finalizar: "Não economize ao comprar as tintas para sua impressora" - A qualidade da tinta irá determinar a qualidade final de seu produto e evitará muitos problemas com seu equipamento.

    Para baixar o vetor da impressora: aqui
    Para baixar o vetor do menino com as tintas: aqui

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário