sábado, 18 de outubro de 2014

Escolhendo a Impressora - Tipos de Impressoras

Ao montar nosso próprio negócio, definir a impressora é uma das questões que mais nos angustia tendo em vista a variedade que o mercado nos oferece. E agora, José?
Vou tentar ajudá-lo a definir o equipamento adequado ao seu negócio, porém o segredo não está no preço ou velocidade de impressão e sim em você entender qual impressora é mais adequada ao seu público alvo.



Existem 3 tipos de impressora para serem utilizadas em estamparia de tecidos:
  • Sublimática - impressora jato de tinta com adaptador de bulk ink, próprias para tintas sublimáticas. Utiliza-se papel transfer sublimático e permite personalizar tecidos com no mínimo 30% de poliéster ou objetos recobertos com resina a base de poliéster;
  • Tinta Pigmentada - jato de tinta e servem para estampar tecidos 100% algodão. Trabalha-se com papel transfer próprio que pode ser light, bright, inkpro e outros;
  • Laser colorida - mesma função da jato de tinta pigmentada, porém com qualidade de impressão muito superior, velocidade maior e grande economia. Trabalha com tonner ao invés de cartuchos de tinta.
Para quem trabalha com sublimação, não existem muitos modelos de impressora disponíveis no mercado. Porém existe uma questão com relação as marcas disponíveis que deve ser levada em consideração:
A EPSON é uma empresa que trabalha com um sistema chamado de Piezo Elétrico. Este sistema faz com que uma corrente elétrica empurre as tintas de maneira mecânica para realizar a impressão através dos bulks, dosando as tintas de maneira precisa, isto propicia uma melhor definição na imagem, além de não aquecer os cabeçotes na hora da impressão. Já o sistema adotado pelas impressoras HP, Lexmark, Canon, etc, é conhecido como Buble Jet. Este sistema aquece os cabeçotes de impressão em uma temperatura até 500ºC em pouco milissegundos fazendo com que a tinta saia pelos orifícios da cabeça de impressão. Como a tinta sublimática é totalmente a base de água, o calor faz com que a tinta evapore e, com tempo, danifique a impressora. (Fonte: Rimaq). 

Leia também: Escolhendo a Impressora - Pontos Chave

Link para o vetor utilizado na arte publicada - aqui


2 comentários:

  1. Olá Verônica tudo bem?
    Será que poderia me dar uma Luz!
    Tenho uma epson L210 e uma prensa compacta print, porém eu quero estampar, nas calças e batas que cofecciono, em tecido algodão natural, aquele tipo sacaria pé de galinha, já escrevi pedindo informações por todo lado, e dizem que não dá para estampar neste tecido.....mas eu fiz um teste com uma estampa que veio com a prensa, e deu certo, já fiz várias lavagens e não saiu, porém.....a compacta não me informa com segurança qual o papel e tinta foram usadas nestas estampas que enviam com a prensa, ai ai ai
    Agora eu vi esta sua informação, segue:Tinta Pigmentada - jato de tinta e servem para estampar tecidos 100% algodão. Trabalha-se com papel transfer próprio que pode ser light, bright, inkpro e outros;
    E achei que talvez possa me ajudar, me dar uma Luz, se puder meu e-mail é tropalatinabrasileira@gmail.com
    Minha gratidão, muitas bençãos! Aguardo, se possível um retorno rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera
      É muito importante este cuidado com as tintas. Cada composição de tecido exige um tipo específico de tinta para que sua fixação seja adequada. Sublimação (tinta sublimática) serve para estampar tecido com composição à base de poliéster. Qto menor a porcentagem de poliéster, mais "lavada" será a aparência de sua estampa. Acredito que o grande segredo é descobrir a constituição das fibras que formam o tecido para somente depois afirmar sua adequação a este ou àquele tipo de tinta.
      Penso, também, que o mínimo que um vendedor poderá fazer é informar seu cliente sobre o produto que este está adquirindo. Busque e insista na informação do material por vc adquirido junto a empresa. Não esqueça que uma impressora adaptada à tinta sublimática não poderá ser utilizada com tinta pigmentada.
      Espero ter contribuido. Aqui no blog coloquei uma tabela da composição de vários tecidos, consulte-a, poderá ajudá-la tb.
      Grande abraço e seja sempre muito bem vinda.

      Excluir