sábado, 25 de outubro de 2014

Efeito Fantasma - Como evitar?

O "Efeito Fantasma" é um "fantasma" mesmo para quem trabalha com sublimação. Ver o trabalho final com uma sombra ao seu entorno, a imagem desfocada ou uma explosão de tinta para além dos limites da imagem é mesmo uma grande decepção.

A sublimação requer uma casamento perfeito entre o papel e o substrato onde será aplicado. O famoso efeito fantasma ocorre quando ocorre um deslocamento do papel ou do tecido ou quando o papel não fixa adequadamente sobre o substrato.

Para evitar este problema podemos recorrer a rotinas bastante simples, porém muito eficazes, como:

Pré-prensar o tecido antes da prensagem final: prensar somente o tecido, aquecendo-o antes de colocar o papel para transferência é essencial pois, normalmente, os tecidos sofrem um pequeno encolhimento ao serem aquecidos. Se esse encolhimento ocorrer com o papel de transferência já em contato, causará desfoque na imagem. Assim a pré-prensagem antes de colocar o papel para transferência auxilia-nos a evitar o desagradável efeito fantasma. Basta um pequeno período de 4 a 5 segundos na temperatura que você fará a prensagem final. A pré-prensagem também auxilia na remoção da umidade do tecido e retira algum vinco que porventura o tecido apresente.


Uso de fita adesiva: recomenda-se a utilização de fita resistente ao calor para fixar o papel no tecido. Mas tenha cuidado ao aplicá-la, utilize pequenos pedaços e em locais que não venham a interferir na estampa. Existem fitas próprias para sublimação, porém podem ser substituídas pela fita mágica ou por etiquetas de preço. (aqui nós utilizamos a fita mágica)

       fita térmica                                                                                                fita mágica
etiqueta de preço


Spray adesivo reposicionável: consiste em um spray ideal para aplicações que exijam fixação temporária, permitindo que o papel seja reposicionado por várias vezes seguidas sem danificar a peça onde foi fixado. Deve ser aplicado a uns 10 cm de distância, diretamente no papel transfer. (obs: nunca utilizei)


Remover o papel transfer corretamente: esta tarefa é de suma importância. Remova o papel, levantando-o, de forma rápida e limpa, em substratos rígidos. Em peças de vestuário, você obtém melhor resultado puxando o papel lentamente, com uma das mãos, em uma das extremidades e, com a outra, segurando o tecido.

Teflon sujo: este é outro fator que poderá causar o efeito fantasma. O teflon da prensa sujo irá, com certeza, manchar o tecido a ser prensado. Sugerimos a utilização de papel jornal para proteger a prensa no caso de tecidos, pois pode ser facilmente substituído a cada prensagem, resguardando a prensa de manchas.

Seguindo estas dicas, a possibilidade de obter efeito fantasma é quase remota. E se você tem alguma outra sugestão a acrescentar, deixe-a nos cometários para que possamos inserir no corpo da postagem.

Bom trabalho!

2 comentários:

  1. Bom dia! Qualquer um desses sprays mencionados acima serve para camisetas 100% poliester? As letras do papel jornal não corre o risco de manchar a camiseta?

    ResponderExcluir
  2. bom dia aqui na empresa trabalhamos com sublimação tanto local ou total.So que nas estampas localizadas temos problemas no tecido ele da reação nas fibras ou pelos que ficam no ar mesmo.Voceis tem alguma solução para isso. obrigado

    ResponderExcluir